Para pessoas que sobrevivem a um aneurisma cerebral, os danos causados pela pressão intracraniana e pelo sangramento podem causar efeitos duradouros na saúde.
Os aneurismas cerebrais, também conhecidos como “aneurismas intracranianos”, nem sempre causam sintomas. É possível ter um aneurisma por anos sem ter nenhum sintoma.
Todavia, os aneurismas maiores ou que se rompem, acarretam uma série de sintomas e sinais, desde dores de cabeça e paralisia facial até convulsões e parada cardíaca. Algumas pessoas descrevem essa dor de cabeça como sendo a mais forte que já sentiram na vida.
Segundo a American Stroke Association, uma vez que um aneurisma cerebral sangre, há uma chance de 40% de ser fatal. Além disso, a chance de algum dano cerebral é de 66%.
O que é um aneurisma cerebral?
Um aneurisma cerebral surge em áreas da parede arterial que estão fracas, desenvolvendo uma protuberância nessa região mais frágil, como um balão. Essa protuberância se enche de sangue, incha e pressiona o tecido cerebral e os nervos ao redor. Dependendo de seu tamanho, alguns aneurismas podem vazar sangue ou se romper, causando os sintomas. Outros, no entanto, podem nunca atingir o tamanho necessário para acarretar em sintomas.
Existem vários tipos de aneurismas cerebrais, identificados por seu tamanho, forma e localização. Esses tipos incluem:
Sacular: Recebe este nome devido ao seu formato, que parece um balão ligado à artéria.

Fusiforme: recebe este nome devido ao seu formato caracterizado por uma dilatação uniforme do vaso.

Quais são os efeitos a longo prazo de um aneurisma cerebral?
Segundo um estudo de 2016 [2] realizado por meio de relato de pacientes nos Estados Unidos, os efeitos comuns a longo prazo após um aneurisma cerebral podem incluir:
- Depressão
- Dores de cabeça
- Perda de memória
- Redução da capacidade física
Este estudo relata que com o passar do tempo houve redução da ansiedade e dores de cabeça, apesar da manutenção da depressão e baixo nível de atividade física.
Complicações de um aneurisma cerebral rompido
Não há como prever como um aneurisma cerebral rompido afetará você ou quanto tempo durarão as complicações.
Possíveis experiências após sobreviver a uma ruptura incluem:
- Dores de cabeça crônicas;
- Fadiga física e mental;
- Perda de coordenação;
- Equilíbrio afetado;
- Dificuldades na fala;
- Memória de curto prazo prejudicada;
- Mudanças na percepção;
- Incapacidade de se concentrar;
- Fraqueza nos membros;
- Regulação emocional limitada;
- Transtornos de humor;
- Mudanças na personalidade e comportamento.
Como sua personalidade muda após um aneurisma cerebral?
Nem todos notarão mudanças na personalidade após um aneurisma cerebral, mas elas são possíveis devido a uma condição conhecida como “síndrome do lobo frontal”.
A síndrome do lobo frontal é usada para descrever alteração da função do córtex frontal devido a danos no cérebro. Esta área é responsável por regular a personalidade, emoções e interações interpessoais.
Caso um aneurisma interfira na função do córtex pré-frontal, podem ocorrer mudanças na personalidade e no comportamento orientado para objetivos.
Essas mudanças podem aparecer como:
- Redução do autocontrole;
- Instabilidade emocional;
- Apatia;
- Irritabilidade ou excitabilidade;
- Falta de inibição ao expressar emoções;
- Comportamentos inadequados;
- Mudanças nos hábitos sexuais;
- Ansiedade;
- Depressão.
Quanto tempo para recuperação?
A extensão do sangramento afetará significativamente o tempo de recuperação. A Lisa Foundation observa que pode levar de 3 a 6 semanas para se recuperar completamente de um aneurisma cerebral. No entanto, as pessoas podem sentir fadiga por 12 semanas ou mais.
A recuperação pode ser diferente para cada pessoa. Por exemplo, uma pessoa pode ter problemas de memória, que podem diminuir com o tempo. Em outros casos, um aneurisma cerebral rompido pode causar problemas de longo prazo com a fala e o pensamento, dormência e fraqueza muscular.
Um aneurisma cerebral pode causar déficits de memória?
É natural não lembrar dos eventos ao redor de uma ruptura de aneurisma. A maioria das pessoas percebe que a memória de curto prazo é significativamente afetada.
Também é possível ter déficits na chamada “memória prospectiva”, que é a capacidade de recordar coisas que devem acontecer no futuro, como compromissos, reuniões e eventos marcados antes da rotura do aneurisma.
Um estudo de 2019 analisou déficits de memória entre pessoas que fizeram cirurgia de aneurisma cerebral, marcando duas observações dos sintomas: a primeira em 11 meses e a segunda entre 12 e 48 meses após o procedimento cirúrgico.
Os resultados obtidos mostraram que déficits de memória verbal e visual estavam presentes no primeiro intervalo de teste. No segundo teste, os déficits de memória verbal e visual ainda estavam presentes, mas os resultados para memória de curto e longo prazo estavam dentro dos intervalos normais. Nem o primeiro nem o segundo teste mostraram déficits de memória numérica e de trabalho.
Com base nos resultados, podemos concluir que a memória verbal e a memória visual de curto e longo prazo se recuperaram a um nível significativo, enquanto outros tipos de memória não mostraram recuperação significativa.
Qual é o tratamento para um aneurisma cerebral?
O tratamento de um aneurisma cerebral depende de seu tamanho, localização e risco de ruptura, bem como da sua saúde geral.
Aneurismas pequenos com baixo risco de ruptura podem não requerer tratamento. Um médico pode decidir verificar regularmente um aneurisma com imagens diagnósticas em vez de iniciar um procedimento importante.
Certos ajustes no estilo de vida são frequentemente necessários. Cessação do tabagismo, eliminação de drogas recreativas e controle da pressão arterial podem reduzir os riscos de ruptura de um aneurisma.
Se a cirurgia for necessária, os médicos escolhem entre vários procedimentos:
Clipagem do aneurisma: cirurgia cerebral aberta para colocar um clipe de metal que interrompe o fornecimento de sangue ao aneurisma.
Embolização: colocação de espirais metálicas por meio de cateterização arterial no aneurisma para bloquear o fluxo sanguíneo.
Como é o período pós-operatório de um aneurisma cerebral?
A recuperação de um aneurisma cerebral varia para cada pessoa. Se você sobreviveu a uma ruptura, há uma maior chance de sua recuperação ser mais complexa em comparação com pessoas que tiveram um aneurisma intacto removido.
Em geral, os tempos de recuperação da clipagem podem levar até 6 semanas. Procedimentos menos invasivos, como a embolização, podem precisar de apenas 1-2 dias no hospital, seguidos por uma recuperação de 7 dias.
Efeitos colaterais pós-cirurgia e riscos podem incluir:
- Dor na incisão;
- Dor na mandíbula;
- Perda auditiva;
- Um som de “clique” na cabeça;
- Convulsões;
- Dor na virilha devido à cateterização;
- Perda de cabelo;
- Fadiga;
- Mudanças sensoriais;
- Constipação;
- Mudanças na visão;
- Dor lombar;
- Tempo de reação retardado.
É possível ter boa qualidade de vida após um aneurisma cerebral?
Sua qualidade de vida após um aneurisma cerebral depende de seus efeitos duradouros. Uma boa qualidade de vida é possível, especialmente se um aneurisma foi tratado antes de uma ruptura.
Segundo um estudo de 2022, pessoas que vivem com aneurismas cerebrais não rompidos viram melhorias na qualidade de vida diretamente após receber serviços de aconselhamento e mais gradualmente após procedimentos para fechar um aneurisma.
Qual é a taxa de sobrevivência após um aneurisma cerebral?
Uma ruptura de aneurisma cerebral é fatal para aproximadamente 50% das pessoas dentro de 3 meses do evento, com quase um quarto das pessoas falecendo nas primeiras 24 horas.
A cirurgia antes de uma ruptura pode melhorar significativamente as taxas de sobrevivência.
Expectativa de vida após cirurgia de aneurisma
Não há como predizer o quanto a cirurgia de aneurisma cerebral afetará sua expectativa de vida. É possível que haja uma recuperação completa, com poucos ou nenhum efeito duradouro, assim como é possível enfrentar desafios funcionais significativos.
Pesquisas mais antigas de 2005 sugerem que reparar um aneurisma em pessoas com menos de 20 anos pode salvar de 2 a 40 anos de vida. A pesquisa também sugere que o benefício desaparece com o aumento da idade.
Conclusão
A vida após um aneurisma cerebral depende do tamanho do aneurisma, se ele se rompeu e quanto dano causou ao seu cérebro. Você pode experimentar efeitos colaterais de curto e longo prazo, como dores de cabeça crônicas, perda de memória, mudanças na personalidade e deficiência física.
Em geral, o tratamento de um aneurisma cerebral antes de uma ruptura está ligado a melhores resultados. Serviços de reabilitação para reconstruir a mobilidade, habilidades linguísticas e função geral podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida após um aneurisma.